Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ABNT MALTRATA A LÍNGUA PORTUGUESA

.

.

Obviamente, todos aqueles que utilizam a língua portuguesa, sempre estarão passivos dos mais variados erros. Todavia, é vergonhosamente inacreditável que, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), único órgão responsável pela normalização técnica no país, e entidade que estabelece as regras necessárias para o desenvolvimento textual brasileiro, seja capaz de – em apenas uma linha escrita – cometer três erros ortográficos.
.
Eu poderia simplesmente ignorar ou – como faço algumas vezes – apenas fingir que não vi, mas em respeito aos bons Gramáticos e prezando algumas de minhas antigas professoras de português, resolvi escrever ao Presidente da ABNT o seguinte e-mail que compartilho com vocês:
.

De Marcus Deminco
Para presidencia@abnt.org.br
Data 25 de agosto de 2010 23:45
Assunto Pedido de Esclarecimento
Enviado por gmail.com

Ilmº. Sr.Dr. Pedro Buzzato Costa
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS(ABNT)

Ao acessar o link de Informações Tecnológicas disponível no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=938 ) deparei-me estupefato e duvidoso com o seguinte aviso:
.
"Horário de Atendimento: De Segunda-Feira á Sexta-Feira das 08:30 às 17:00".
.
Assumindo, entretanto, o meu limitado conhecimento vernáculo e convicto de vossa indubitável sabedoria letrada normativa, indago respeitosamente a V. S.ª: afinal, depois dos famosos dois pontos – afora quando precedidos por nomes próprios – não seria mais apropriado o emprego da letra minúscula? E ao entreato da segunda-feira e da sexta-feira – concernentes aos dias de atendimento – o correto seria a vogal com acento indicativo da crase, sem o acento grave ou com o inexplicável acento agudo que foi colocado?
.
Consciente, todavia, da dificultosa arte na precisão gráfica, relevaria tais insignificantes deslizes. No entanto, adiante desses diminutos dois erros, uma terceira questão causou-me ainda maior estarrecimento: a ABNT, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização Técnica do nosso país teria utilizado o estrangeirismo para descrever indevidamente a representação abreviada de horas, ou os diversos Gramáticos da Língua Pátria, que sempre ensinaram que essa notação seria correta: das 8h 30min às 17h, estariam equivocados?
.

Cordialmente agradecido,
Convicto de um breve esclarecimento.
Marcus Deminco

Nenhum comentário: